Admito: não foi fácil escrever o post de hoje. As palavras desapareceram, simplesmente. Deixaram-me na mão, e nem um bilhete para dizerem aonde iam. Tive que recorrer à criatividade. Mas você acredita que a sacana sumiu também? Pois é... Fiquei sem saber o que fazer. O jeito foi sentar e pensar. Só que eu pensei, pensei e nada surgiu. Até que, no dia de ontem, uma luz veio do céu. Na verdade, da televisão. Vou explicar: exatamente às 16h começou o jogo do Fluminense, nosso (do meu pai e meu) time do coração. Eu vibrei com os 5 gols do Flu sobre o Americano. A partir disso, veio à minha mente a ideia de escrever sobre futebol.
Esse esporte importado da Inglaterra é paixão nacional. E discordo totalmente com quem diz que é algo que não deveria existir. Porque... Sentar ao lado do meu pai e torcer durante 90 minutos pelo nosso Flusão. Sorrir com cada vitória. Chorar nas piores derrotas. Xingar (sem usar palavrões, claro) o técnico, o juiz, o goleiro, o gandula. Sair gritando pelas ruas "Éééé campeão!". Discutir o último jogo em uma roda de amigos. Vestir a camisa do time com orgulho. Visitar o grande Maracanã e se emocionar. Nada disso tem preço.
E eu vejo nos estádios pais e filhos abraçados cantando o mesmo hino, na mesma vibração. Vejo famílias que se unem no domingo à tarde, com um balde de pipoca, em frente da TV, e se divertem com cada lance. Vejo desconhecidos, se conhecendo. Vejo inimigos, abraçados. Vejo uma nação que se une a cada partida da sua seleção amada e que bate no peito e grita "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amoooor!". Mesmo que tudo isso aconteça uma vez por semana, por mês ou a cada quatro anos, são momentos que não podem ser vendidos ou comprados, somente vividos com intensidade.
Você aí, que acha o futebol um esporte de burros, de vagabundos, me responde: algo que faz tão bem a tantas pessoas pode ser considerado inútil? Eu creio que não.
Há quem não goste, mas respeite, por favor. Porque eu vou continuar torcendo para o meu time amado a cada partida e quero compartilhar as minhas emoções futebolísticas com todos aqueles que entendem o que eu estou falando.
Deixo para vocês um vídeo da torcida mais linda desse mundo, a do Fluminense! Além de algumas frases de um dos mais célebres e fanáticos torcedores do Flu: Nelson Rodrigues.
"Pode-se identificar um Tricolor entre milhares, entre milhões. Ele se distingue dos demais por uma irradiação específica e deslumbradora."
"Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos."
"Ser tricolor não é uma questão de gosto ou opção, mas um acontecimento de fundo metafísico, um arranjo cósmico ao qual não se pode - e nem se deseja - fugir. "
"Grandes são os outros. O Fluminense é enorme!"
PS.: homenagem ao time das Laranjeiras, que tantos momentos de alegria nos trouxe, e a todos os times de futebol do Brasil e do mundo, que eu respeito e admiro também. E ao meu pai, digo: obrigada por me apresentar para o melhor!
Um super abraço! Até :*
Olha! Sou muito mais o FLAMENGÃO lindíssimo, digníssimo. Mas está valendo! hahaha
ResponderExcluirE quem disse que mulher não entende de futebol? Está aí a nossa Nane linda pra provar o contrário!
Divo seu post, de verdade!
Te amo, beijo!
Teu post me arrepiou amiga, de verdade. Acho essa verdadeira paixão do brasileiro por futebol uma das coisas mais bonitas!
ResponderExcluirE quem disse que mulher não entende o assunto? És a prova do contrário.
Belo post, ótima escolha <3