segunda-feira, 14 de março de 2011

O Sul é meu País MUSICAL

Sou do sul, e como é nossa naturalidade, sou ufanista. No sentido musical essa característica se acentua um pouco mais. Não que eu não goste da música do resto do país (e do mundo), até mesmo porque não ouço músicas tradicionalistas. Mas quero falar hoje sobre bandas/artistas que admiro e que são do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, sejam independentes ou já consagradas no cenário nacional. Vejamos?

Reação em Cadeia: Decidi começar com as gaúchas, e escolhi Reação em Cadeia para abrir o post talvez porque seja a que conheço há mais tempo. Diretamente do Novo Hamburgo, eles já têm cinco discos gravados: Neural (2002), Resto (2004), Febre Confessional (2006), Nada Ópera? (2009) e Enfim Dezembro (2011). Com seu rock alternativo é difícil não se deixar envolver por essa banda, mesmo porque: Quem nunca cantarolou “Me Odeie”?
http://www.myspace.com/reacaoemcadeia


Cidadão Quem: De Porto Alegre vem esse rock delicioso, com letra e melodia envolvente que é capaz de prender a atenção muito rápido. Duca Leindecker, Luciano Leindecker, Claudio Mattos, Eduardo Bisogno, Fernando Peters encantam com canções como “Pinhal” e “O amanhã Colorido”.
http://www.myspace.com/cidadaoquem


Cachorro Grande: Também de Porto Alegre, a Cachorro Grande tem um som mais rock retrô, Beto Bruno com sua voz inconfundível e sua trupe cativam qualquer pessoa que se disponha a ouvi-los. Eles já tem cinco álbuns gravados: Cachorro Grande (2001), As Próximas Horas Serão Muito Boas (2004), Pista Livre (2005), Todos os Tempos (2007) e Cinema (2009) que está sendo trabalhado em turnê. Talvez minha favorita na lista, me arrepio quando ouço-os. Vale dar uma olhada no site oficial que tem um layout todo inspirado no último ábum (www.cachorrogrande.com.br).
http://www.myspace.com/cachorrogrande


Fresno: Também de Porto Alegre, a atual formação conta com Lucas Silveira (vocais e guitarra), Rodrigo Tavares (vocais e baixo), Vavo (guitarra e backing vocal) e Bell (bateria). A discografia conta com sete discos: O Acaso do Erro (2001), Quarto dos Livros (2003), O Rio, a Cidade, a Árvore (2004), Ciano (2006), MTV ao Vivo Cinco Bandas de Rock (2007), Redenção (2008) e Revanche (2010). Seu rock vem mais pesado em Revanche e mostra uma faceta que poucos conheciam da banda que já foi tachada como ‘emo’. A atual música de trabalho é “Eu sei” e tem um clipe mais colorido, mas que em nada prejudica a ‘pegada’ da Fresno, muito pelo contrário.
http://www.myspace.com/fresnorock



Bidê ou Balde: Adivinhem? É de Poro Alegre que vem mais essa banda MARAVILHOSA. O grupo é composto por Carlinhos Carneiro (vocal), Rodrigo Pilla (guitarra), Vivi Peçaibes (vocal/teclado) e Leandro Sá (guitarra). A banda não conta com baterista fixo desde a saída de Pedro Hahn, em 2005. Sandro Caveira ou Guilherme Netto (da banda Stratopumas) vêm tocando na banda. Conheci eles por meio de um amigo, e já me apaixonei logo de cara pela música “Melissa”.
http://www.myspace.com/bideoubalde


Pública: A banda é de Porto Alegre , mas foi radicada em São Paulo. A formação atual: Pedro Metz (Voz e guitarra rítmica), "Guri" Assis Brasil (Guitarra líder), Guilherme Almeida (Baixo), Alexandre "Papel" Loureiro (Bateria). Eles fazem um indie rock gostoso e, na minha opinião, a música que poderia definir o som é “Long Plays”.
http://www.myspace.com/publicarock


Tópaz: De Cachoeirinha/RS vem essa banda que conheço há relativamente pouco tempo, mas que já sou completamente apaixonada. Muito conhecidos aqui no Sul, agora os caras estão ganhando o reconhecimento do país. Cris (voz e guitarra), Fly (voz e baixo), Gigante (guitarra) e Toledo (bateria) são os responsáveis por “O Maior Idiota do Mundo”, “Notas de Rodapé” e “Só”. Me arrepio com o vídeo “III” onde é feita a introdução ao álbum “Terceiro”, me fascina.
http://www.myspace.com/bandatopaz


Doyoulike?: Também de Porto Alegre a Doyoulike? é formada por Érico (guitarra e vocal),Z (guitarra e vocal), Gulis (baixo) e Neko (bateria) e já tem três discos: Até Onde Meus Pés Agüentarem (2007), Uncano (2008) e Coleção (2010) que é o atual trabalho. “Não foi você” foi a primeira música que conheci e até hoje me pego cantarolando-a.
http://www.myspace.com/doyoulikerock


Ainda no cenário riograndense vale a pena conferir: TNT, Tequila Baby e Cascavelletes. Todas de rock retrô que chamam a atenção por sua sinceridade. Não as comentei detalhadamente porque meu post já está enorme, mimimi.

Soobway: Da capital de Santa Catarina, Florianópolis, vem esse quarteto muito alegre que cativa logo de primeira quem os ouve (sou prova disso!). Lindos, simpáticos e principalmente talentosos Dé Vianna (vocal), Rhamonzinho (guitarra), Rafa (bateria) e Kiko (baixo) fazem um pop rock ótimo, e conquistam seu próprio público com cada apresentação. Eu conheci na abertura de um outro show e me encantei, virei fã.
http://www.myspace.com/soobway


Dramaphones: Sou totalmente suspeita em indicar a Dramaphones, porque os adoro desde a primeira vez que os vi. O som lembra Strokes, rock com um porção de elementos encantadores. Mad (vocal, guitarra e piano), Rapha (guitarra e voz), Doug (baixo e voz) e JP (bateria) tem uma proposta diferente da maioria das bandas atuais, e ‘ganham terreno’ justamente por isso, final “o rock nunca acaba”.
http://www.myspace.com/dramaphones


Faichecleres: de Curitiba, a Faichecleres tem um objetivo: levar o bom e velho rock n’roll a todas as partes. É a banda mais indecente, imoral e sem-vergonha do cenário musical. Eu adoro, me divirto com as letras sempre um tanto ‘pervertidas’.
http://tramavirtual.uol.com.br/faichecleres


Flex Mais: Também de Curitiba a Flex Mais é formada (atualmente) por Rafaa (voz, guitarra), Leco (bateria), Tanaka (guitarra) e Alex (baixo). O som é eletrizante, eles o definem como “happy hardcore” enfim... As músicas são do tipo ‘chicletinho’ que ficam na sua cabeça.
http://www.myspace.com/flexmais




Enfim gente, espero que tenham gostado das bandas, são algumas das que lembrei que são do Sul e que ‘ahazaaam’. Se lembrarem de mais alguma, deixem aí nos comentários. Até a próxima!

Beijosmil :*

3 comentários:

  1. Não tem como ler um post desse e não começar a cantarolar, haha.
    Thata, AMEI! Você consegue falar maravilhosamente de música e dessas bandas que representam muito bem nossa querida região no cenário nacional. Confesso que algumas eu nunca tinha escutado, mas começarei, pode ter certeza :) Ah, e Melissa é tuuudo de bom!

    Post incrível, amiga!
    Amo você (L)

    ResponderExcluir
  2. Passei por aqui e não pude sair se antes dizer que talvez você possa gostar de um desses dois Blogs


    http://verdorinvisivel.blogspot.com/

    http://tinhahquedizer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Você me faz, me faz continuar ♫

    Amiga, acho incrível e linda essa tua relação com a música. Te realizas falando dela e fazes isso muito bem!
    Porém, senti falta de alguém nessa tua lista: Engenheiros do Hawaii com seu maravilhoso Dom Quixote, minha favorita.

    BELÍSSIMO post! Amei!

    ResponderExcluir