quarta-feira, 14 de março de 2012

"Eu queria trazer-te uns versos muito lindos colhidos no mais íntimo de mim..."

Comemoramos hoje o Dia da Poesia! 
Particularmente, eu considero uma data especial, pois podemos prestar nossa homenagem a esse gênero literário que consegue, através de seus versos, expor aquilo que temos de mais íntimo.
Essa data surgiu em homenagem ao nascimento do poeta do romantismo brasileiro Castro Alves, em 14 de março de 1847. Uma de suas obras mais conhecidas é "Os escravos", no qual há o seu famoso poema "Navio Negreiro". 


Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cum'lo de maldade
Nem são livres p'ra... morrer...
Prende-os a mesma corrente
- Férrea, lúgubre serpente -
Nas rôscas da escravidão
E assim roubados à morte,
Dança a lúgubre corte
Ao som do açoite... Irrisão!
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós Senhor Deus!
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?
Astros! Noite! Tempestades!
Rolai das imensidade!
Varrei os mares, tufão!

(Fragmento do poema "Navio Negreiro")

Há, porém, muito outros poetas e poetisas no nosso cenário nacional que possuem um enorme talento. Eu sou apaixonada pelo nosso poetinha Vinicius de Moraes, pelo senhor simpático que é Mário Quintana, nosso mestre Manuel Bandeira, a grande Cecília Meireles... e por aí vai!

Para fechar a homenagem a esse dia que simboliza uma das grandes artes que o ser humano pode produzir, deixo a vocês dois vídeos: o primeiro é o Soneto de Fidelidade, declamado pelo próprio autor, Vinicius de Moraes; o segundo é um poema em Libras, cujo nome é Mundos!
Deleitem-se!

PS.: o autor do verso que eu coloquei como título dessa postagem é Mário Quintana, que me encanta com seu poema "Eu queria trazer-te uns versos muito lindos"!

Até a próxima :*






2 comentários: