segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sexo frágil?

Não sou feminista, porém acho importante reconhecer as personalidades do dito 'sexo frágil' que fizeram diferença no mundo. Além de mães e donas de casa elas revolucionaram o mundo, a sua forma. Com sua literatura, atuação, invenções... Enfim, vamos rever as MULHERES mais ‘power’ do mundo, a minha visão.

Coco Chanel – Gabrielle Bonheur Chanel, (Saumur, 19 de agosto de 1883 - Paris, 10 de janeiro de 1971), mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A. GENTE! É impossível não ficar grata à Coco Chanel pela autonomia que temos hoje em dia, não com as roupas, mas também com nosso relacionamento em família e com os homens. Quem foi que disse que temos que ser submissas e aceitar tudo caladas?

“A moda sai de moda, o estilo jamais.”

Tarsila do Amaral
- Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura da primeira fase do movimento modernista brasileiro.. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas. Inovadora, não encontro outra palavra para definir minha pintora favorita. Confesso que a primeira vez que vi o Abaporu me assustei um pouco, mas depois conhecendo melhor me encantei. A obra de Tarsila me encanta tanto quanto a sua vida particular. Eu adoro.

“Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo.”

Cecília Meireles - Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1901 — Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada umas das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa. Impossível não se emocionar com as palavras dessa mulher maravilhosa, ela encanta, pode brincar com composições e transformá-las em obra de arte.

“Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira.”

Olga Benário - Olga Benário Prestes (Munique, 12 de fevereiro de 1908 — Bernburg, 23 de abril de 1942) foi uma jovem militante comunista alemã, de origem judaica, deportada para a Alemanha durante o governo de Getúlio Vargas, onde veio a ser executada pelo regime nazista em campo de concentração. Veio para o Brasil na década de 30, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista do Brasil. Destacada como guarda-costa de Luís Carlos Prestes, tornou-se sua companheira, tendo com ele uma filha, Anita Leocádia Prestes. Determinação, coragem, sofrimento; Eis as palavras que tanto rodearam Olga Benário. Uma história linda, envolvente e comovente. Admiro-a muito :}

“Em momentos difíceis é preciso pensar em alguma coisa bonita.”

Pagu - Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, (São João da Boa Vista, 9 de junho de 1910 — Santos, 12 de dezembro de 1962) foi uma escritora e jornalista brasileira. Militante comunista, teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922. Foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas. Desde a primeira vez que ouvi falar da Pagu já me encantei com sua coragem, perseverança, capacidade de acreditar em si própria e a possibilidade de viver entre os ‘grandes’ sem precisar olhar para cima. Com certeza um exemplo, para mim.

“Saibam ser maricões! Meninas que nasceram errado mas que não querem se conformar em seguir à lei da natureza.”

Marilyn Monroe – Marilyn Monroe, nome artístico de Norma Jeane Mortensen, (Los Angeles, 1 de junho de 1926 — Los Angeles, 5 de agosto de 1962) foi uma atriz norte-americana. É uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, um símbolo de sensualidade e um ícone de popularidade no século XX. Aiai, quem nunca se encantou com a moça de “O pecado mora ao lado”? Bonita, divertida, segura de si... bem como a maioria das mulheres que se escondem anonimidade.

“Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!”

Dra. Zilda Arns - Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934 — Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Altruísmo é a palavra que define essa mulher de coração bom, que se dedicou a ajudar quem realmente precisa, nossas crianças e idosos. Anjo da guarda, preocupada com quem não pode se defender. Exemplo, sempre!

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”

J.K Rowling - Joanne Rowling OBE, conhecida como J. K. Rowling (Yate, 31 de julho de 1965), é uma escritora britânica de ficção, autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, e de três outros pequenos livros relacionados a Harry Potter. Desde criança, Joanne gostava de ler contos como O Vento nos Salgueiros e O Cavalinho Branco. Muitos autores influenciaram sua obra, e fizeram nascer em Joanne a vontade latente de tornar-se escritora. Confesso que inicialmente quis colocá-la na lista porque sou fã de Harry Potter, porém depois de ler um pouco sobre sua vida me encantei com a força de vontade. Sair da acomodação e querer trabalhar, muitas vezes é mais difícil do que sempre precisar ‘dar a cara a tapa’.

“Até os melhores de nós têm, às vezes, que engolir as próprias palavras.”

Bom gente, essas foram algumas das DIVAS que eu lembrei. Porque para mim, essas sim são divas juntamente com as mães de família que continuam fazendo a diferença no mundo, em suas casas, empregos, famílias, nas vidas de todo mundo. Um beijo especial para minha heroína: minha mãe (te amo!). Espero que tenham gostado.

Até a próxima, beijosmil :*

2 comentários:

  1. Realmente amiga, são divas e marcaram época! Ótimos exemplos do "sexo frágil", que com toda sua fragilidade mudaram o mundo.

    Belas palavras, belo post. ♥

    ResponderExcluir
  2. Thais, seu post me emocionou, sério.
    Essas mulheres deixaram sua marca na história do mundo e, principalmente, na vida de tantas pessoas. E essas mulheres, além de trabalharem e tentarem mudar o mundo, ainda eram mães, irmãs, esposas. Merecem todo o nosso respeito e consideração.

    Lindo post, amiga.
    Um beijão (L)

    ResponderExcluir