quarta-feira, 27 de abril de 2011

A rotina do perfume é a lembrança

Bom gente, primeiramente devo me desculpar pela demora do post dessa semana, com esses feriados e tudo, as coisas acumularam e agora consegui sentar para escrever! Quero falar de uma coisa que sempre me chamou a atenção: cheiros. Mas não os cheiros por si só e sim as coisas que eles nos lembram.

Para começar, escolhi o cheiro da grama recém cortada, sabe aquele misto de cheiro de terra e mato? Pois é, me lembra minha infância. Quando meu pai ia viajar a trabalho e ficávamos eu e minha mãe, só esperando para ele voltar. Me lembra inocência, alegria, medo e acima de tudo me lembra paz. Tudo ali, calmo e tranqüilo, com aquele cheiro de grama, nenhuma responsabilidade...

Outro cheiro que me traz lembranças é o de cola tenaz, até hoje toda vez que sinto esse cheiro lembro do meu primeiro dia na escola. Minha sala cheirava a cola, não sei até que ponto isso pode ser bom em uma sala com crianças de seis anos, mas enfim! Era um tempo que em comecei a me preocupar com adição, subtração e me arrepiar ao pensar nas “continhas de vezes”, pobre anjo tão inocente HAHA. Sinto saudades!

Quem nunca se pegou respirando fundo depois de um dia quente que foi abençoado com uma chuvinha? O cheiro de terra molhada invade seu organismo, acalma. É tão gostosinho, adoro sentar para ler nos finais de tarde de verão, com esse cheiro tão gostoso.

E por falar em ler, ADORO o cheiro de livro novo, vocês não? É uma nova história, um começo, novas expectativas... Tanta coisa resumida ali, só ao cheirar e sentir a proximidade com a trama.

Não posso deixar de falar dos cheiros que nos levam para o pecado da gula, HMM. Quem nunca se rendeu a entrar na padaria logo cedo atraído pelo cheiro de pão quentinho? Ou então percebeu que era domingo porque havia cheiro de churrasco no ar? E para os viciados em doce como eu, juntou água na boca ao sentir o cheirinho de brigadeiro de panela, aaaai que gostoso!

E o que dizer do cheiro, perfume que lembra alguém? AQUELE alguém, que te arrepia, te traz lembranças de momentos maravilhosos, sensações, sorrisos, lágrimas. Você nem precisa vê-lo, basta fechar os olhos e lembrar do perfume que todas as coisas boas voltam para você. Cheiro de roupa limpa, do xampu, do perfume, ah! Qualquer cheiro serve para trazer as lembranças à tona. Eu achei que esse poema a baixo tem algo a ver com o assunto, deliciem-se:


Murmúrio
Cecília Meireles
Traze-me um pouco das sombras serenas
que as nuvens transportam por cima do dia!
Um pouco de sombra, apenas,
- vê que nem te peço alegria.

Traze-me um pouco da alvura dos luares
que a noite sustenta no teu coração!
A alvura, apenas, dos ares:
- vê que nem te peço ilusão.

Traze-me um pouco da tua lembrança,
aroma perdido, saudade da flor!
- Vê que nem te digo - esperança!
- Vê que nem sequer sonho - amor!

Enfim gente, esses são alguns dos aromas que mais me trazem lembranças boas, de coisas felizes. E vocês? Há algum perfume que lembre de algo? Até a póxima.

Beijosmil :*

3 comentários:

  1. Que post divino, amiga!
    Realmente todos temos preferência por alguns cheiros, seja por nos remeterem à lembranças boas (ou não), seja por simplesmente agradarem nosso nariz.
    Gosto do cheiro de bolo de fubá saindo do forno e gosto muito do cheiro do meu Benji preto, haha.

    Escrevesse super bem sobre esse assunto. Adorei - como sempre!

    beijão, <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei irmã...
    Lembrei-me agora do cheiro do tenaz... meu primeiro ano na escola era só cheiro de tenaz,sempre abria e espalhava pela bolsa tooooda... realmente os cheiros trazem lembranças,que quase nos transportam a momentos e lugares ...
    Mto Bom

    ResponderExcluir
  3. "São lembranças, bons momentos".
    Incrível a maneira como os cheiros podem nos remeter a tantas coisas, né?
    Achei digna tua forma de listar todos os cheiros participantes da vida de alguém, ahaha.

    Adoro como escreves, amo você.

    ResponderExcluir