quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A nova visão dos Clássicos


Olá, leitores mais lindos do mundo. Como estão?
            Como estou imersa no assunto ‘Contos de Fadas’, devido a um trabalho da faculdade, hoje eu vim traçar um paralelo dessa literatura infantil com suas adaptações mais... adultas, para o cinema! Vamos ver, então, as versões contemporâneas (e por vezes alternativas) desses clássicos maravilhosos (nem todos são contos de fadas, ok? haha)!

“Os contos de fadas são estruturas ricas que nos ajudam a entender e criar nossos próprios mundos” (Catherine Hardwicke)

A garota da capa vermelha (Chapeuzinho vermelho)
            O filme de 2011 oferece uma nova visão da fábula dos irmãos Grimm. Na trama, uma jovem (Amanda Seyfried) que vive numa vila medieval aterrorizada por um lobisomem se apaixona por um órfão lenhador (Shiloh Fernandez), para desagrado de sua família e de seus demais pretendentes. Ainda não vi o filme, mas li o livro e ADOREI a trama mais obscura! O enredo tem um leve suspense e os personagens têm uma composição muito bem elaborada. O ponto-chave da história é: quem é o lobo? E isso só será revelado no fechamento da história, de uma forma surpreendente! Vale à pena!



Alice no país das maravilhas
            O filme estadunidense-britânico de 2010, dirigido por Tim Burton e baseado no clássico Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll. A trama se passa 13 anos após a história original, com Alice já com 19 anos. O filme tem no elenco Mia Wasikowska como Alice, Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha e Anne Hathaway como a Rainha Branca. Mesmo sendo a versão alternativa, o filme dirigido por Tim Burton já conquistou todo mundo, né? Achei a adaptação fantástica, além de futurista, é claro! Quem ainda não viu, precisa ver!


Branca de neve e o caçador (Branca de Neve)
            Na trama, o caçador Eric (Chris Hemsworth) é contratado pela rainha má Ravenna (Charlize Theron) para encontrar a enteada dela, Branca de Neve (Kristen Stewart), mas, quando descobre que a rainha quer, na verdade, matar a donzela, ele a ajuda a escapar. Sam Claflin interpreta o príncipe e Liberty Ross e Noah Huntley fazem os pais de Branca de Neve. Os anões agora são oito, e têm nomes de imperado res romanos: Ian McShane (César), Eddie Izzard (Tibério), Bob Hoskins (Constantino), Toby Jones (Cláudio), Ray Winstone(Trajano), Eddie Marsan (Adriano), Steven Graham (Nero) e Nick Frost (Augusto). Evan Daugherty escreveu o roteiro, que está sendo dirigido por Rupert Sanders, egresso da publicidade. O filme estreia em 1º de junho de 2012. Gente, como ainda não estreou, eu não tenho certeza, mas minha intuição diz que essa nova versão será muito boa! O clima, que eu percebi pelo trailer, parece bem obscuro, eu amei!


A nova Cinderela (Cinderela)
            Sam Montgomery (Hilary Duff) é uma jovem estudante do ensino médio, que vive com sua madrasta Fiona (Jennifer Coolidge) e as filhas dela, que a tratam da pior maneira possível. Sam leva uma vida sem grandes agitações e tem planos de cursar a Universidade de Princeton. Sua vida muda quando ela conhece, através da internet, seu príncipe encantado. Porém logo Sam descobre que ele é na verdade Austin Ames (Chad Michael Murphy), um garoto popular que é também jogador de futebol americano do time de sua escola. Temendo ser rejeitada por Austin, ela passa a tentar despistá-lo de todas as formas, tentando manter em segredo a identidade da garota com quem ele conversou através da internet. Ta bom, essa comédia já é mais velhinha, mas eu ADORO essa versão da gata borralheira, me divirto muito com o enredo e acho a história linda! (também saiu o “Outro conto da nova Cinderela”, com a Selana Gómez, mas eu ainda não vi. Será que é bom?)


Gente, essas são as minhas adaptações preferidas dos contos de fadas. Espero que tenham curtido. E as de vocês, quais são?
Até a próxima, beijosmil!

Um comentário:

  1. Amei esse post, Thata! Tornou-se um dos meus favoritos =)
    Eu sou louca por contos de fadas, desde sempre, e acho que uma releitura bem feita, que conserve a essência da história original, é muito bem-vinda e deve ser valorizada!
    Adorei todos os exemplos que você colocou, ma so que eu mais gosto, dentre eles, é o filme "A nova Cinderela". Isso porque ainda não vi o novo da Branca de Neve, da qual sou fã desde pequena hahaha
    E falando em Branca de Neve, já deixo a dica de um filme que vai estrear, cujo nome é "Mirror", com a linda da Júlia Roberts!

    Mais uma vez, lindo post. Parabéns, minha pequena!

    Beijo <3

    ResponderExcluir