quarta-feira, 25 de maio de 2011

A arte de imitar a vida.

Sou uma pessoa que aprecia as artes. Literatura, música, teatro... E esse último item, em especial, tem marcado presença nos meus dias ultimamente.
Moro em uma cidade - Blumenau - que possui um dos teatros mais antigos do Brasil, o Teatro Carlos Gomes, além de uma Fundação Cultural que é destaque nacional. Nesses locais o teatro ocupa um lugar especial. Temos a Temporada Blumenauense de Teatro, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (FITUB), o Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (FENATIB), o Projeto Palco Aldeia Giratório SESC, além de várias peças que se apresentam na cidade fora dessas temporadas.

No post de hoje quero falar um pouco sobre esses espaços que trazem para Blumenau apresentações maravilhosas, dignas de muitos aplausos.
E uma observação: a divulgação que estou fazendo dos festivais e temporadas blumenauenses de teatro é um convite para todos que moram na cidade e região para prestigiarem as peças. Além de ser uma forma de mostrar que a cidade oferece muito mais do que uma Festa do Chopp. 

Vamos lá, então!

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO DE BLUMENAU (FITUB): criado no ano de 1987, o FITUB eleva o nome da Universidade Regional de Blumenau (FURB) no âmbito do teatro nacional. Além de envolver diversos estados brasileiros, nos últimos anos vem conquistando a participação de grupos teatrais da América do Sul. 
Neste ano, o FITUB acontece de 08 a 16 de julho. As peças, porém, ainda não foram divulgadas. 


PS.: as inscrições já foram encerradas!

TEMPORADA BLUMENAUENSE DE TEATRO: promovida pelos grupos teatrais da cidade em parceria com a Fundação Cultural de Blumenau. Na última semana, inclusive, a VII fase do Bacharelado de Artes Cênicas da FURB apresentou uma peça muito boa no espaço da Fundação. "Cinco ou seis coisas que eu sei" foi uma peça entremeada por textos e músicas e a sequência de cenas fez a constituição do povo brasileiro até os dias de hoje. 




FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE BLUMENAU (FENATIB): festival que encanta crianças e adultos pela sua beleza e pelas suas peças educacionais. Quando pequena meus pais me levavam a esse festival todos os anos. É novidade dizer que eu ADORAVA? hahaha.



PROJETO ALDEIA PALCO GIRATÓRIO DO SESC: Atualmente são nove festivais que se distribuem  pelo território brasileiro e aportam nas capitais: Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), além de mais 25 cidades - como Blumenau. Tive a oportunidade de assistir a duas peças nessa semana que passou: "Estrangeiros", no último dia 15, e "Outsider" da Trilogia Lugosi, no dia 22. Duas peças magníficas que mexeram com o psicológico de todos que tiveram a oportunidade de  assisti-las. 

Autor da peça "Outsider", Renato Turnes

Fico indignada quando ouço das pessoas que Blumenau não apoia a cultura. Estão aí as diversas oportunidades que todos têm de apreciar essa arte tão bela, já que a maioria das peças são gratuitas e têm no fim de semana, então tempo e dinheiro não são desculpas. 
Devemos apoiar essa expressão tão bonita. Eu realmente gosto do teatro e digo que não há imitação melhor da vida, não há uma forma melhor de conseguirmos enxergar nossa realidade. 

Por enquanto é só pessoal!
Quando tiver mais informações a respeito das peças do FITUB divulgo aqui no Safra! =)

Beijo :*


2 comentários:

  1. Que lindo, eu também aprecio muito o teatro, acho uma forma de expressão tão bonita, tão sincera e muito complexa. Apesar de não ter tanto contato com peças, quando há oportunidade lá estou eu!

    Amei o post, ficou lindo!
    Te amo demais <3 beijosmil.

    ResponderExcluir
  2. Teatro, teatro, teatro.
    Acho que não há arte que emocione mais do que essa.
    Tem que se ter muito amor para fazê-la e muito amor para senti-la.

    Ótima escolha!
    <3

    ResponderExcluir