quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rock 'n' Roll Music

Olá povo bonito! Mais uma vez venho aqui para falar de coisas que eu gosto e espero que vocês gostem também, e se não for para gostar, que seja apenas para conhecer! A escolha do tema da semana é sempre complicada. Então, mais uma vez, falarei dos acordes que me deliciam. Porém, hoje quero falar do Rock Retrô, aquele som gostoso que é capaz de entrar em sua mente e te transportar para uma época diferente. Meus favoritos:

Ramones: Banda estadunidense de punk rock formada em 1974. Uma das bandas mais influentes da história do rock. No início dos anos 1970 surgiam várias vertentes do rock nos Estados Unidos e no Reino Unido; o punk rock foi uma delas. Em 30 de março de 1974 os Ramones tocaram pela primeira vez, como um trio (Joey, Dee Dee e Johnny). Em 16 de abril do mesmo ano, a banda realizou sua primeira apresentação no bar CBGB, que se tornava o refúgio do rock underground nova-iorquino da época.. Ao longo de seus 22 anos de existência, os Ramones totalizaram 2.263 apresentações ao redor do mundo (Inclusive no Brasil!). O último show foi realizado em Los Angeles, Califórnia, em 16 de julho de 1996. Quem nunca cantarolou “Hey Ho, Let’s go” na hora de sair de algum lugar? HAHAHA.


The Animals: foi uma banda de rock britânica dos anos 1960 formada em Newcastle Upon Tyne por Eric Burdon (vocais), Alan Price (órgão), Hilton Valentine (guitarra), John Steel (bateria) e Chas Chandler (baixo). Buscavam as raízes do blues e do folk, sendo influenciados por Chuck Berry (com quem fizeram uma turnê), Bob Dylan, Nina Simone, Little Richard e Bo Diddley. O sucesso moderado do grupo em sua terra natal os motivou a se mudarem para Londres em 1964, bem em tempo de serem incluídos na Invasão Britânica. Uma banda pouco conhecida para a qualidade de suas músicas, eu adoro!


The Beatles: Banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960 e o grupo musical mais comercialmente bem-sucedido e aclamado da história da música popular. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fez com que eles crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960. Aaah, são tantos sucessos, tanta coisa boa para mencionar tanto da banda como de cada Beatle em especial, não posso esconder minha predileção pelos Reis do Iê Iê Iê. Mas deixo eles falarem por si só:


The Who: é uma banda de rock britânica surgida em 1964. A formação original era composta por Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon(bateria). O grupo alcançou fama internacional, se tornou conhecido pelo dinamismo de suas apresentações e passou a ser considerado uma das maiores bandas de rock and roll de todos os tempos. Eles também são julgados pioneiros do estilo, popularizando entre outras coisas a ópera rock (principalmente com Tommy), sob a liderança de Pete Townshend. Conheci The Who há uns cinco anos, através de uma amigo e nunca mais larguei. Fala sério, é impossível ouvir “My Generation” e perceber como as coisas (quase não) mudam através dos tempos né?

Bob Dylan: Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan (Duluth, 24 de maio de1941), é um cantor e compositor norte-americano. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961. Em 2004, Bob Dylan foi escolhido pela revista Rolling Stone, como o 2º melhor artista de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles e uma de suas principais canções, Like a Rolling Stone, foi escolhida como a melhor de todos os tempos. Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970, destacando-se aí The Beatles, notadamente nas composições de John Lennon, a partir do álbum Rubber Soul de 1965. Meu Forever Young lindo, talentoso é um ícone do Rock, isso não há quem não concorde. Eu acho incrível a capacidade que ele tem de unir as palavras e criar coisas simples e uinusitadas. Adoro, adoro e adoro!

The Stooges: foi uma banda de proto-punk norte-americana formada no final dos anos 60. The Stooges foi uma daquelas bandas de passagem meteórica que marcaram o nome na história da música. Iggy Pop, nome artístico de James Newell Osterberg liderou o grupo e tornou-se um ícone cultural pop nas últimas décadas. Ele tocou nos grupos Iguanas e Prime Moversantes de montar o seu próprio, o The Stooges, em 1967, em Michigan, nos Estados Unidos. Conheço bem pouco da história dessa banda, mas adoro as músicas, me encantei desde a primeira vez que ouvi!

The Kinks: banda de rock britânica formada em Muswell Hill, Londres, pelos irmãos Ray e Dave Davies em 1964. Categorizados nos Estados Unidos como uma banda da Invasão Britânica, os Kinks são reconhecidos como um dos mais importantes e influentes grupos de rock de sua geração. Sua música surgiu a partir de influências de vários estilos musicais, incluindo rhythm and blues, music hall britânica, folk e country. Ray Davies (vocais, guitarra rítmica) e Dave Davies (guitarra base, vocais) permaneceram como os únicos integrantes originais durante os 32 anos de carreira do grupo. Os outros dois membros fundadores, Peter Quaife (baixo, vocais) e Mick Avory (bateria, percussão) foram substituídos respectivamente por John Dalton em 1969 e Bob Henrit em 1984. Dalton por sua vez foi substituído por Jim Rodford em 1978. O tecladista Nicky Hopkins acompanhou a banda durante suas sessões de gravação em meados da década de 1960. Posteriormente vários tecladistas, incluindo John Gosling e Ian Gibbons, se tornaram integrantes oficiais. Ok, também não conheço muito bem, mas é imposs´vel ficar parada ao som de seus canções vibrantes. Vale super a pena!


Espero que tenham curtido essas músicas tanto quanto eu! Queria saber o que vocês acham sobre esse som delicioso, pode ser? Até a próxima!


Beijosmil :*

2 comentários:

  1. Adoro quando você fala sobre música, Thata!

    Li cada descrição das bandas ouvindo suas respectivas músicas e batendo meus pezinhos, haha.

    Que post incrível! =)

    Te amo, <3

    ResponderExcluir
  2. Não tem como ler e não bater os pezinhos, como disse a Elaine.
    É lindo teu amor pela música, me admira.

    Ótimo post, ótimo tema.
    Te amo <3

    ResponderExcluir