quarta-feira, 27 de julho de 2011

Veja, ouça e discuta!

Os especialistas em rodas de conversa dizem que há três assuntos que nunca devem ser discutidos: futebol, política e religião. Eu não concordo! Vivemos em uma sociedade que orgulha-se em mostrar ao restante do mundo que em seu território há liberdade de expressão. Cadê, porém, essa liberdade de expressão nas épocas de eleição? E nos estádios de futebol? E na fé de cada indivíduo? Vamos começar a discutir essas questões.

Round 01: Política
Temos atualmente no país 27 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cada um representando uma linha de pensamento sobre como governar um país. E no meio dessa "guerra partidária" estamos nós, povo brasileiro, responsável por eleger os seus mais competentes representantes dentro e fora do país. Sim, cabe a cada um de nós analisar cada candidato para que, no dia das eleições, chegue às urnas com um voto consciente. Isso não é novidade para ninguém. Explique-me, entretanto, por que há manipulação de dados dos candidatos? Por que há perseguições contra manifestantes insatisfeitos com a política atual? Por que não pode-se criar debates dentro das salas de aula para que as crianças comecem a criar uma consciência política desde pequenos, e até mesmo mostrarem aos seus pais o que é uma corrida eleitoral e o que é o melhor para o nosso país?  
Não, criar uma consciência política nas pessoas faria com que essas questões e muitas outras fossem discutidas e assim não teria mais a compra de votos, a boca de urna não teria mais validade e os corruptos, pelo menos a maior parte deles, seriam destituídos de seus cargos de poder e seriam varridos do cenário político do Brasil. Incentivando a discussão política estaríamos extinguindo esse silêncio que reina sobre o país, que poderia ser chamado de falta de opinião no que refere-se à política.

Round 02: Futebol
Fui exposta à essa paixão brasileira desde muito pequena. Sou hoje e pelo resto dos meus dias Tricolor das Laranjeiras. E como boa torcedora gosto de discutir futebol com meus amigos. Sempre tem uma boa discussão, alguns palavrões saem às vezes, mas logo depois todos estão abraçados de novo e discutindo sobre a última fofoca entre as celebridades. Super saudável. Como deveria ser, mas, infelizmente, não é! O que vemos mais frequentemente nos jornais são notícias de pessoas mortas por torcidas organizadas. E são mortas por quê? Por terem uma opinião diferente, ou melhor, por escolherem torcer por um time que é o principal rival de outro determinado time, ou simplesmente por seu time ganhar o jogo. Tornou-se perigoso ir aos estádios hoje. O que antes era uma opção para as famílias, aos domingos, tornou-se um "lazer" que só pode ser curtido com escolta policial. Tenho uma vontade enorme de ver um Fla-Flu no Maracanã, mas dá coragem? E discutir futebol, no meio da rua, com os amigos, e com segurança, pode? É uma pena a resposta ser não! O futebol deveria unir, deveria trazer sorrisos e lágrimas de felicidade ou se sofrimento. Mas que esse sofrimento seja por ver seu time perder o campeonato, ou ser rebaixado. Nada além disso!

Round 03: Religião
Fé é a palavra da vez. As diversas religiões e filosofias nunca foram tão conhecidas como nos dias de hoje. Antigamente, falava-se somente em católicos e protestantes, no Ocidente, claro. Hoje, porém, conhecemos budistas, hinduístas. jainistas, islamistas, Hare Krishna, entre muitos outros. E quando falamos sobre religiões, temos dois extremos: por um lado temos o "comércio da fé" (assunto para um futuro post!), que investe pesado na divulgação de um modo de alcançar milagres. E do outro, temos o medo de que estoure a terceira guerra mundial se defendermos a punição dos islamistas que cometem ataques terroristas em nome de Alá, ou se nos manifestarmos contra os padres católicos que praticam pedofilia. Discutir esses assuntos? Só se for em um porão escuro na presença das pessoas mais confiáveis. E cuide, porque as paredes têm ouvidos! Então, eu posso comercializar crucifixos, Alcorões, Bíblias, estátuas de Buda à vontade, mas discutir sobre os prós e contras de cada, não? 
Concordo que cada um tem sua fé e tem o direito de acreditar no que bem quiser. Acredito, entretanto, que, a partir do momento que essa crença prejudica o próximo, tudo muda de figura. Deus é um só na minha visão e praticar o bem é tão mais fácil. Pra quê dificultar tudo?


Essa imagem roda o mundo há anos e demonstra muito bem o que estou querendo dizer. Fechamos a boca, os ouvidos e os olhos quando o assunto é "polêmico". Eu estudo muito para daqui a pouco estar em uma sala de aula. Eu quero educar meus alunos. E isso não significa ensiná-los como conjugar corretamente um verbo ou incentivá-los a ler um livro de Drummond. Quero muito mais: discutirei direitos humanos, respeito... Quero que eles formem uma opinião sobre tudo o que existe fora dos muros da escola. Precisamos que as futuras gerações cresçam conscientes sobre política, sobre respeito ao próximo, sobre fazer deste mundo um lugar mais harmonioso e justo! Precisamos, urgentemente, aceitar que uma opinião diferente não seja considerada um crime! 


A favor da liberdade de expressão e de opinião! 

2 comentários:

  1. Ameeeeeeei!

    Ótimas palavras, ótimo post!
    Diva demais você, hihi.
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  2. Bom... para começar (sem saber por onde) vou dizer o que você já deve estar cansada de ouvir: belíssimo post! Ótimo tema, maravilhosas palavras!

    Então... Round 1: infelizmente a grande maioria dos brasileiros acomodou-se e, o pior, conformou-se com essa situação. "Ah, fulano rouba, ciclano desvia, beltrano enriqueceu rapidinho... Mas deixa como está né? Para que se rebelar, nada muda mesmo!" É assim que vejo a maioria das pessoas agirem. Triste.

    Round 2: neeeem se fala, amiga! Hoje não podemos ir ao estádio e nos preocupar com o que acontece dentro das quatro linhas, temos que nos preocupar primeiro se sairemos vivos ou feridos. Ah, e é uma puta falta de sacanagem me tirarem por causa do meu Corinthians, HNF :( HAHAHAHA

    Round 3 (e acho que o mais delicado): nada é perfeito, nem mesmo as religiões podem ser. Sou Católica, e admito: existe muita coisa errada na Igreja. Mas eu acho que quem vai ao templo, independente de qual for, vai até ali em busca de algo maior, de uma força e uma razão espiritual. É por isso que me "revolta" pessoas que pulam de galho em galho porque na Igreja Católica existem pedófilos, na Renascer lavadores de dinheiro, na X pois tem Y. Muita gente vai na igreja da moda, e não no Jesus que está em alta há muito tempo.

    Enfim, acho que era isso.
    Mais uma vez: lindo post! Parabéns!
    Amo você <3

    ResponderExcluir