quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Com muito orgulho, com muito amor!

O que você vai ser quando crescer?
Todos já ouviram essa pergunta pelo menos uma vez quando ainda eram bem pequenos. Os adultos têm a estranha curiosidade de querer saber o que seremos no futuro.
"Eu serei grande!" deveria ser a resposta de praxe, porque não há como saber nossa profissão com 3 anos de idade. Nós mal sabemos os nomes das pessoas que convivem conosco, como vamos saber, então, a profissão que garantirá nossa sobrevivência até o fim dos nossos dias?
Quando, porém, já estamos inseridos no ambiente escolar, e começamos a ter experiências e adquirir conhecimento de mundo, podemos começar a formar uma opinião sobre a nossa suposta profissão. Suposta porque, na maioria das vezes, só vamos realmente decidir quando estivermos ali, cara a cara, com a situação. O vestibular, por exemplo. Conto minha própria experiência: sempre amei os livros e as palavras, mas como boa menina dizia que seria bailarina. Depois que comecei a "viver" dentro da escola, percebi que o que eu realmente gostava era de estar lá, ou seja, precisava fazer parte, de alguma forma, daquele ambiente. À medida que o meu amor pela Língua Portuguesa e a Literatura foram crescendo, fui percebendo que eu precisava ser professora, precisava não me desvincular jamais daquele lugar tão mágico que é a sala de aula. E essa minha certeza só foi sendo fortalecida pelo ótimos professores que tive. No dia da inscrição para o vestibular, porém, me inscrevi em Turismo e Lazer. Deixei-me levar pela opinião alheia, que dizia: Professor só sofre, não é valorizado... E toda aquela ladainha que você deve conhecer, e quem sabe até já deve ter dito, alguma vez. Fiz, então, o vestibular para Turismo e Lazer para a FURB, passei em 2º lugar, porém, dois meses depois, eu já estava na Praça do Estudante trocando de curso. O porquê? Eu não amava aquilo, eu não tinha tesão por aquela profissão. E amar o que faz é o primeiro passo para ser, além de bem-sucedido, feliz!
Hoje, estou no 4º semestre do curso de Letras e digo: não poderia estar em outro lugar fazendo outra coisa. Só em pensar que daqui há 2 anos estarei em uma sala de aula lecionando, mediando o conhecimento entre os meus alunos, um sorriso abre-se de canto a canto em minha boca.
Com esse papo sobre escolha de profissão e fazer o que ama, quero chegar no seguinte ponto: a visão que as pessoas têm em relação ao professor como profissional!

Eu e todas as outras pessoas que optamos por esse caminho sofremos preconceito, brincadeirinhas de mau gosto, tudo fruto de uma ignorância que pensa que profissionais de verdade são os médicos e os engenheiros.
Penso que profissional macho mesmo é o professor, que chega a arriscar sua vida para fazer aquilo que mais ama: ensinar. Sim, professores são ameaçados, espancados, e até mortos, mas não desistem da sua escolha de levar a cada pessoa um pouco de conhecimento e tentar mostrar a elas um caminho. Porque professores conseguem mudar a vida de alguém, são sinal de esperança para aqueles que já encontram-se desesperançados. São amigos, companheiros, confidentes. Assumem papel de pai, mãe, irmão. Um bom professor pode mudar o mundo ao seu redor!

Diante de tudo isso, eu digo: se não querem valorizar, não valorizem; se não querem considerar como uma profissão, não considerem; mas eu continuarei amando o que eu faço; continuarei lutando todos os dias para levar a quem precisa a luz do conhecimento e instigando-os a lutarem também para reverter a situação em que se encontra o mundo de hoje; continuarei dizendo em todos os cantos que estiver: EU SOU PROFESSORA, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!

Leia, reflita, opine: o que foi/é o professor na sua vida? Você realmente valoriza esse profissional que dedica a sua vida a ensinar e ajudar a quem precisa?


Futuras profissionais de Letras. Meus pontos de apoio nessa luta diária! 





2 comentários:

  1. Eu acho que pessoas que decidem ser professores têm muita coragem. E eu admiro a coragem, é uma qualidade incrível!

    Adorei o post. Tenho muito orgulho da gente, de verdade!

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  2. Ser professor é ser um sonhador. Tenho dito!

    Belas palavras <3

    ResponderExcluir