quarta-feira, 21 de setembro de 2011

What is love?



Não há ser humano que não tenha se perguntado “Afinal, o que é o amor?” e hoje, inspirada por essa imagem e um e-mail que recebi da Nane há uns dias, darei minha humilde opinião sobre o assunto. Não que eu ache um ponto crucial entendê-lo, porque a beleza está em senti-lo, em todas as suas formas e facetas.

Para Camões, “amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer”, essa que talvez seja a mais famosa definição me agrada, sabemos que amor é realmente isso, um jogo antitético cheio de altos e baixos, nervosismos e querem bem. E não me refiro só ao amor romântico, mas também ao amor fraternal, paternal e maternal... E àquele amor que nunca morre: a amizade. Não há como negar, todos os amores que sentimos têm baixos para, quando voltarem, atingirem um pico mais alto, mais pleno.

Amor é um livro, é sorte, é um pensamento, é novela, amor é prosa. Isso é o que diz Rita Lee, na música na qual diferencia amor de sexo, mais uma vez, concordo. Tal qual um livro, um enredo envolvente, tão raro é o amor.

Para o Tribalistas o “amor é feio, o amor é lindo e o amor é livre”, para Cazuza “o amor é brega” e Roberto Carlos já disse que “o amor é a moda” enquanto, diz Tom Zé que “o amor é um rock, o amor é egoísta”.

Amy Winehouse disse que “o amor é um jogo de azar”, James Blunt acredita que “o amor é algo difícil”, para os digníssimos do Blink 182 “o amor é perigoso”, afirma NeverShoutNever que “o amor é nossa arma”. E, para os reis singelos, The Beatles: o amor é tudo que você precisa.

Questionadas sobre o que é o amor, crianças responderam as coisas mais lindas e que devem servir de teoria de vida, para Mathew, de 6 anos "Amor é quando alguém te magoa, e você, mesmo muito magoado, não grita, porque sabe que isso fere seus sentimentos". Chrissy, de 6 anos diz "Amor é quando você sai para comer e oferece suas batatinhas fritas, sem esperar que a outra pessoa te ofereça as batatinhas dela". "Eu sei que minha irmã mais velha me ama, porque ela me dá todas as suas roupas velhas e tem que sair para comprar outras" - Lauren, 4 anos. Danny, 6 anos entende que "Amor é quando minha mãe faz café para o meu pai e toma um gole antes, para ter certeza que está do gosto dele". "Amor é quando seu cachorro lambe sua cara, mesmo depois que você deixa ele sozinho o dia inteiro" - Mary Ann, 4 anos. "Não deveríamos dizer eu te amo a não ser quando realmente o sintamos. E se sentimos, então deveríamos expressá-lo muitas vezes. As pessoas esquecem de dizê-lo" - Jessica, 8 anos. "Deus poderia ter dito palavras mágicas para que os pregos caíssem do crucifixo, mas ele não disse isso. Isso é amor" - Max, 5 anos.

Acredito que não conseguirei formular um ‘conceito’ mais completo do que os que apresentei antes, mas vou expor minha opinião. Para mim, amor é cuidado, é querem bem. O amor é cúmplice, você apóia a outra pessoa mesmo quando ela está errada, não que você não vá explicar a situação e seu ponto de vista, mas vai estar à disposição para conversas e solução de problemas. Amor é sentir que suas almas encontram-se em algum ponto do firmamento, que as suas ações são parte de uma obra Maior, é ter a necessidade de apenas saber que esse sentimento existe, que ele é de verdade e que está ali para te servir como base, como plataforma para novas realizações. Muito além dos limites, dos cansaços, amor é sentir-se bem, completo e passar por momentos difíceis na esperança de algo melhor. O amor é tudo.

E para você, o que é amor? Deixo vocês com duas músicas lindas, cheias de definições.



Beijosmil, até a próxima!

2 comentários:

  1. E é ouvindo Monte Castelo que eu comento esse post divino!
    Eu achei um post lindo, Thata! Tão bem escrito, tão cheio de sentimento, belo! =)
    E essas definições das crianças sobre o que é o amor são as minhas favoritas, porque são tão inocentes e sinceras!

    Post lindo, como sempre!
    Te amo, <3

    ResponderExcluir
  2. Acho que a próxima pergunta a ser respondida é: Where is the love?

    Linnnndas palavras, minha pequena.
    Eu amo você <3

    ResponderExcluir